24 maio 2008

Eurovisão

Tendo acabado de assistir ao festival Eurovisão da Canção 2008, eu começo a pensar no esforço que é feito por Portugal para produzir uma música de óptima qualidade e sonoridade como a que foi apresentada pela Vânia Fernandes no festival.
O esforço, como em todos os anos que lá vamos (se bem que normalmente a música que mandamos para lá é tão má como o comum), é ultrapassado por variadas músicas de horrível qualidade que, por terem modelos atraentes quase nus ou vestidos de atrasados mentais (veja-se a Letónia e os seus "Pirates of the Sea"), têm mais apoio das massas e por isto, ficam melhor classificadas que "nós".

Devíamos seguir o exemplo espanhol. Os espanhóis, como visto pela sua música, estão-se literalmente pouco cagando sobre o resultado do festival.

Quero salientar o facto de que a chave para ganhar estes festivais é a publicidade feita às músicas. Portugal é um mercado pequeno, por isso, que eu tenha notado, nenhuma música do festival passou na rádio (eu não vejo frequentemente canais de música), mas devem ter estado constantemente no ar pelo menos as Top 10 do festival.
Duvido muito que Portugal tenha feito algum esforço de marketing no estrangeiro para divulgar a "nossa" música.

Para concluir, devo exprimir o meu desagrado total pela qualidade musical no geral do festival e pela apresentação. Mas também, desde há muito que tal evento não representa o gosto musical daqueles que têm um mínimo de cultura.

2 comentários:

Kyriae Aethyle disse...

O Festival Eurovisão da Canção é decidido desde a sua fundação por afinidades fronteiriças e geográficas, que Portugal.. não tem. A Rússia e os países de Leste/ nórdicos ganham sempre porque o voto popular dos países mais próximos é sempre deles. Sempre foi assim. Sempre será. Países com fronteiras menos numerosas simplesmente não ganham, a não ser que a qualidade da música seja espectacular. (Vide: Celine Dion, ABBA.)

QFred disse...

Rogo dizer, que nem mesmo esses ganhariam actualmente.

Os ABBA tinham, na altura que foram ao festival, carreira definida, e todos já tinham conhecido ABBA antes de eles irem para o festival.